terça-feira, 25 de junho de 2013

BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE


Massagem funciona calmante tecidos moles e incentivando o relaxamento. Estudos mais recentes mostram que a massagem pode tratar com sucesso uma série de distúrbios, incluindo dor nas costas, ansiedade e pressão arterial elevada. Diferentes tipos de massagem incluem massagem de aromaterapia, massagem para bebês, reflexologia, Massagem shiatsu, massagem corretiva e massagem de relaxamento.


A massagem é, talvez, uma das mais antigas tradições de cura. Muitas culturas - incluindo os antigos gregos, egípcios, chineses e indianos - estavam convencidos das propriedades terapêuticas da massagem e é usado para tratar uma variedade de doenças. 

A pele é o maior órgão do corpo humano e é embalado com terminações nervosas. Massagem funciona calmante tecidos moles e incentivando o relaxamento. A massagem é especialmente eficaz no tratamento de reclamações "ciclo vicioso". Por exemplo, uma dor de cabeça de tensão muitas vezes é auto-sustentável, porque a dor faz com que o doente apertar os músculos afetados ainda mais difícil. Isto, por sua vez, cria mais dor. A garganta profunda e massagem no ombro pode liberar a tensão muscular e quebrar o ciclo da dor. 

Para o tratamento de distúrbios

Estudos mais recentes têm mostrado que a massagem pode ser usado com sucesso para tratar uma variedade de distúrbios, incluindo:
Ansiedade
Artrite
Costas ou dor de garganta
Lesões dos tecidos moles
A dor crônica
Prisão de ventre
Depressão
Dor de cabeça
Pressão alta
Insônia.

Benefícios da massagem

Um dos benefícios imediatos da massagem é uma sensação de profundo relaxamento e calma. Isso ocorre porque a massagem solicita a liberação de endorfinas, as substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores) que produzem sentimentos de bem-estar. Níveis de hormônios do estresse, como adrenalina, cortisol e noradrenalina, também são reduzidos. Estudos indicam que os níveis elevados de hormonas de stress comprometer o sistema imunitário. 

Alguns dos benefícios físicos da massagem incluem:
Tensão muscular reduzida
Melhoria da circulação
A estimulação do sistema linfático
Redução de hormônios do estresse
O aumento da mobilidade articular e flexibilidade
Tom de pele melhorada
Rápida cicatrização de lesões de tecidos moles
Agilidade mental elevado
Reduziu a ansiedade e depressão.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

IMPORTÂNCIA DA PROTEÍNA E CARBOIDRATO EM NOSSA ALIMENTAÇÃO:

Bem Estar - Infográfico fala de carboidratos e proteínas (Foto: Arte/G1)
Já as proteínas são constituintes básicos da vida, tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar". Nos animais, as proteínas correspondem a cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco – elas estão presentes até mesmo nos vegetais.
As proteínas são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares e também para expressar maior parte da informação genética. Além disso, elas são fundamentais para a defesa do organismo e para abastecer a musculatura. No entanto, a importância desses elementos está relacionada com suas funções, e não com sua quantidade já que todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas.
Porém, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern, ao contrário dos carboidratos, as proteínas são difíceis de serem digeridas - a quebra começa na boca com a saliva, depois no estômago e intestino, onde ela será absorvida na forma de aminoácidos. No entanto, como mostrou o médico, elas são boas para aumentar a saciedade e diminuir a vontade de comer mais.

DICAS DE CONSUMO DE VITAMINA C E LICOPENO

Saiba a melhor forma de consumir 



tomate, beterraba e laranja


Conheça mais sobre nutrientes como vitamina C, licopeno e betalaína.
Especialistas dão dicas de preparo e saúde para a sua alimentação.


Tomate, beterraba e laranja são três alimentos que podem ser consumidos a partir dos 6 meses de idade de uma criança e devem fazer parte de toda a vida. O tomate, por exemplo, contém um nutriente chamado licopeno, a beterraba é rica na substância betalaína e a laranja, em vitamina C.
Segundo a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Simone Caivano, a melhor forma de ingerir o tomate é em molho. Já os outros dois produtos são mais bem aproveitados in natura, sem cozinhar ou espremer.
  •  
Arte tomate, beterraba e laranja (Foto: Arte/G1)

Benefícios do tomate
O licopeno do tomate contém antioxidantes poderosos e, por isso, ajuda a combater os radicais livres, compostos que causam mutações no organismo e levam ao envelhecimento precoce. Além disso, o licopeno protege o sistema cardiovascular.
Essa substância faz parte do grupo dos carotenoides, pigmentos que dão cor amarela, vermelha, laranja e verde aos alimentos. Existem centenas de carotenoides, mas os mais conhecidos são o licopeno, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina.
Todos esses componentes estimulam o sistema imunológico, dão mais elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalecimento às unhas. Eles são mais bem absorvidos pelo corpo quando expostos a altas temperaturas. Isso porque a célula que carrega o carotenoide tem uma membrana que fica mais maleável quando aquecida.
Existem vários estudos sobre a relação entre o licopeno e a proteção contra o câncer de próstata, mas isso ainda não é unanimidade entre os cientistas.

Tipos de tomate
O tomate é um fruto típico da América do Sul. Alguns estudos apontam que ele veio do Peru, foi domesticado no México e, de lá, levado para a Europa.
A maneira mais eficiente de saber a quantidade de licopeno presente em cada variedade de tomate é pelo pigmento: quanto mais vermelho, maior a quantidade da substância.
Existem inúmeros tipos de tomate, de cores e tamanhos diferentes. Na culinária, eles são aproveitados conforme suas características: maiores ou menores, com mais ou menos polpa, mais ou menos pigmento, mais ou menos acidez.
Entre as variedades de tomate, há o vermelho (italiano, débora, carmem, cereja e grape), o rosado (momotaro), o alaranjado, o verde, o amarelado e o roxo.
Molho industrializado x caseiro
O molho industrializado faz o tomate perder outros nutrientes como vitamina C e fibras, mas não o que ele tem de mais valioso, que é o licopeno.
Apesar disso, o produto enlatado ou em caixinha contém muitos conservantes e sódio. Por isso, é melhor dar preferência aos molhos caseiros.

Beterraba
A beterraba mais conhecida no Brasil é a de mesa, mas também existem as açucareiras, que não são roxas e servem para produção de açúcar e álcool. Essas são mais usadas na Europa e na Ásia.
A beterraba contém fibras, ácido fólico, carotenoides e vitamina A, mas seu principal nutriente é a betalaína, pigmento natural que dá a coloração roxa. Esse pigmento está associado a uma grande atividade antioxidante.
A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.
Fazer um suco de beterraba com laranja é uma combinação perfeita. Outras dicas são temperar a salada de beterraba crua com limão e acompanhar a refeição com um suco de laranja ou de maracujá, quando houver beterraba no prato.

Laranja
A laranja também contém betacaroteno, mas o melhor nutriente dela é a vitamina C, que é um excelente antioxidande. Além disso, a vitamina C tem o importante papel de potencializar a absorção de ferro no organismo.
A melhor forma de consumir laranja é fria e na hora. Isso porque a vitamina C é uma substância sensível ao calor, ao oxigênio e à luz.

Se você for guardar o suco por algum tempo, use uma jarra colorida e com tampa, e mantenha na geladeira se o dia estiver muito quente. Uma dica é combinar o suco de laranja com o consumo de carnes, para melhorar a absorção de ferro.