quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

GESSOTERAPIA

O gesso redutor é uma técnica muito utilizada na estética para redução rápida de medidas, consistindo em um verdadeiro “engessamento” da cliente com ataduras de gesso comuns ou com princípios ativos redutores. Esse engessamento causa uma compressão local, fazendo uma drenagem linfática e uma modelagem corporal. O gesso pode ser tanto termoterápico (aquecendo o local da aplicação), como crioterápico (esfriando a região), cada um com sua finalidade específica. Ambos produzem redução de medidas, mas o gesso crioterápico age também no combate à flacidez pelo mesmo princípio da bandagem crioterápica. Quando nosso organismo é submetido às baixas temperaturas, imediatamente um estímulo é mandado para o sistema nervoso central (a pele possui muito mais receptores para o frio do que para o calor). Assim, o cérebro manda um estímulo de volta para que a queima calórica seja ativada para tentar reequilibrar a temperatura corporal; ao mesmo tempo começam os calafrios e os tremores musculares involuntários pela contração muscular em defesa ao frio. Assim, vemos que o frio aumenta o tônus muscular combatendo a flacidez.



A técnica consiste em passar um creme na cliente conforme o efeito desejado (termoativador ou crioterápico). 

Após a atadura estar bem umedecida, retira-se o excesso de líquido ou água para que não fique muito mole, peça para sua cliente murchar bem o abdômen, “prendendo o ar”, e então comece a enrolar bem o corpo da cliente em pé. Algumas pessoas fazem esse procedimento com a cliente deitada (decúbito dorsal). Podem-se também enrolar braços e membros inferiores. Após esse procedimento, passe filme osmótico em cima do gesso no caso de ser gesso termoterápico. Esse procedimento não pode ser feito no gesso crioterápico, pois o efeito deste está na evaporação do produto.

A cliente pode aguardar o tempo total da terapia na clínica ou pode ir para casa envolta nas ataduras, permanecendo mais tempo engessada, potencializando os resultados.

Esta técnica tem as mesmas indicações da técnica de Termoterapia, pois ela também promove aumento da temperatura local, compressão e drenagem. O mesmo pode-se dizer do gesso crioterápico em relação à bandagem fria. Este método apresenta apenas alergias como contraindicação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário